Coisas que você está fazendo errado

Sabia que todos nós fazemos coisas erradas como uma fuga para continuar na zona de conforto? Muitas vezes utilizamos de subterfúgios como redes sociais e chats para “matar” horas chatas de trabalho. E aquela doença que inventamos após um final de semana pesado de farra?

Pois é, saiba que você não está sozinho nesta, muitos são os argumentos que utilizamos para fugir de algo que não gostamos, muitos mesmo. Na pesquisa que realizei para o meu livro existem dados que não foram parar lá. Deixei guardado para divulgar à medida que o assunto fosse ganhando força e que se tornasse mais relevante para pessoas e empresas.

coisas-que-voce-esta-fazendo-errado

Imagem: Freepik
Descobri um dado que assusta! Quando perguntados se desperdiçavam tempo de trabalho com distrações (redes sociais, chats, tomando café na área comum, descendo para fumar um cigarro etc.), mais de 74% dos entrevistados disseram que sim, fazem isso com frequência. Pois é, e a produtividade vai para onde mesmo? No meu outro artigo dei o dado de quantas horas semanais os brasileiros gastam com apenas esta distração – 10 horas em média! Eu penso que este número é seja maior, mas vamos em frente.

As pessoas aí perguntam, o que está errado? Onde é que eu errei? Por que agora não consigo voltar atrás? Bom, resolvi fazer algo que não gosto, pode parecer receita de bolo, mas não é. Seguem algumas coisas que fazemos errado e que precisamos prestar atenção, para não cair em completa depressão laboral:

  • Sofrer todo domingo a tarde porque a segunda-feira está chegando;
  • Inventar alguma doença ou mal-estar para não enfrentar o trabalho;
  • Exagerar na utilização de redes sociais e chats durante seu horário de trabalho;
  • Fazer do seu cafezinho um momento de “matar” horas produtivas;
  • Usar o cigarro para não trabalhar, além de fazer mal à saúde;
  • Atrasar demais, e sempre culpar o trânsito ou o veículo que quebrou;
  • Marcar sempre médicos no horário do trabalho para você ou para seu filho;
  • Se enganar com algo que te faz mal o tempo todo e você resiste apenas pela comodidade do salário e dos bens materiais;
  • Trabalhar em um local sem um propósito claro de existência;
  • Não ter, você mesmo, um propósito de vida bem definido.

Não é receita de bolo, mas são alguns pontos que identifico como sendo um alerta muito grande para todas as pessoas que estão se enganando no mercado de trabalho e que não tomam uma atitude de mudar de emprego e de vida.

Sei que isso não é fácil e que não pode ser feito de uma hora para outra, mas porque não parar para pensar, fazer um diagnóstico claro de como está sua vida e com isso ir atrás de algo melhor para você? Isso com certeza irá refletir na sua família e na sua saúde de maneira positiva.

Quando falo em integrar vida pessoal e profissional, quero dizer que, uma vez que você esteja feliz, os dois lados de sua vida irão ser muito mais produtivos e você deixará de usar desculpas para mover sua vida à frente. Acredite, só você pode fazer essa mudança, ninguém mais!