Felicidade é Produtividade

Até algum tempo atrás, falar em felicidade no ambiente de trabalho era algo quase que proibido. Já ouvi por diversas vezes: “aqui é lugar de trabalho e não de divertimento, portanto, menos papinho e mais ação!” Sim, isso existe ainda nos dias de hoje. Por isso quero reforçar que felicidade é produtividade!

felicidade-e-produtividade Imagem: Freepik

Mas algo de novo surgiu há alguns anos e agora começa a assolar os mercados menos maduros e em desenvolvimento. Algo chamado “Ciência da Felicidade”. Isso mesmo, a felicidade se tornou uma ciência mensurável com dados, que, para alguns, pode ser alarmante.

Uma pesquisa realizada pelo Professor Daniel Gilbert, e divulgada pela Harvard Business Review (em janeiro de 2012), diz que funcionários felizes são até três vezes mais produtivos que os “infelizes”. Isso mesmo, 3 vezes!! Você ainda vai desconsiderar medir a felicidade dos seus funcionários?

Uma outra pesquisa recente, realizada pela universidade da Califórnia, comprovou mais uma vez que funcionários felizes são 31% mais produtivos que os demais. Isso vem sendo uma constante e penso que a primeira coisa que tem que mudar é o tal “Departamento de Recursos Humanos” – isso se transformou em um muro de lamentações e não de soluções.

Os líderes empresariais, todos os que ocupam cargo de liderança, devem, obrigatoriamente, ter em seu perfil características de gestor de pessoas. Precisamos de líderes autênticos, que tratam pessoas como elas devem ser tratadas e não como um recurso que pode ser substituído.

Agora com a felicidade em alta, mais e mais os líderes deverão tomar cuidado com este tema em seus times e se preocuparem mais genuinamente com seus funcionários; sob pena de não se manterem em seus cargos. Empresas centenárias já ruíram por conta de líderes sem habilidades em lidar com pessoas, principalmente em tempos de crise.

Encarar este tema como algo fundamental para a cultura de uma empresa, hoje é uma questão de sobrevivência. Existem vários exemplos aqui no Brasil e no exterior.

Você, líder, se atualize e não deixe que sua empresa saia dos holofotes de grandes talentos!