Fuga de Cérebros

Algo está acontecendo de errado no nosso país, e não, não se preocupem que não tenho nem vocação e nem dom para política, meus questionamentos aqui são mais profundos e levam diretamente ao mundo corporativo. Sim, estamos vivendo uma fuga em massa de cérebros privilegiados no mercado de trabalho brasileiro.

Uma primeira leva foi por conta de segurança física, violência que nos leva a ter um custo de vida tão exorbitante que o mais fácil é arrumar as malas e mudar para o exterior. Muitos usam o termo, “ano sabático” para não fechar as portas, mas estão mesmo é de mudança definitiva. Outros fecham tudo mesmo e se mandam!

fuga-de-cerebros Imagem: Freepik

A preocupação, da minha parte pelo menos, começou a se agravar quando comecei a ver executivos de grosso calibre mudando o discurso para esta saída. O que mais ouvi nos últimos dois meses foi; “Fredy, para te falar a verdade enchi o saco! Não aguento mais trabalhar para pessoas que fingem ser o que não são e nos faz fazer o mesmo, meio que no automático”. Isso me preocupa! Como assim? Será que estão começando a reagir ao que escrevi há algum tempo? As máscaras estão realmente pesando e começando a cair?

Escrevi sobre isso aqui mesmo neste blog e alguns comentários me fizeram acreditar que a falta enorme de propósito na vida das pessoas e das empresas estão fazendo com que elas realmente se mexam. Somente este mês atendi seis profissionais, líderes, de grossíssimo calibre de grandes organizações que simplesmente pediram as contas e estão de malas prontas e não é para outro país. Não?? Pois é, não. Querem ficar aqui mesmo, mas, querem arrumar algo que faça sentido para vida deles e que o trabalho seja algo recompensador.

Eu, se estivesse sentado na cadeira da presidência de qualquer empresa, de qualquer ramo de atividade neste país, vivendo ou não crise, ficaria de orelhas em pé. O que está acontecendo é uma fuga de cérebros pensantes e que impulsionam as empresas para um novo patamar. E sem estes talentos, bom, sem eles não haverá crescimento algum. Sim, ou vocês acham que quem promove inovação a ponto de fazer as empresas terem seu crescimento exponencial é quem mesmo?

Respondo, líderes autênticos com um senso de propósito muito bem definido, que norteia seus liderados a fazer o melhor para todo um time em prol de algo muito maior. Estes líderes formam uma legião de seguidores que também permeiam marcas e empresas por todo o mundo, fazendo os melhores produtos e prestando os melhores serviços, que por sua vez também têm um propósito muito bem definido e impacta positivamente a vida de bilhões de pessoas.

Pois é, são estes cérebros acima que estão em fuga, em todas as áreas do nosso país. Estamos indo para fora buscar estrangeiros que vêm para cá a peso de ouro para tentar resolver um problema que eles não entendem e com isso, mais fuga de cérebros.

Tá ficando chato esse texto? Bom, pensemos assim então, a cada talento que sai do mercado de trabalho hoje faz as empresas gastarem uma fortuna para repor. E quando conseguem já se passaram meses e até este talento assumir seu papel e começar a realmente liderar este time um ano já se foi. Pense você, quantas inovações foram criadas em um ano que destruíram empresas seculares? Pois é, ficou assustado? Eu fiquei!