É hora de pensar em sua Inovação Pessoal

  • por Fredy Machado
  • mar 14, 2018
  • 0
  • Category:

Ultimamente o que mais se ouve falar são as inovações que o mundo anda enfrentando. Coisas nunca antes vistas, hoje se tornaram mais acessíveis para quase todos. Nem sempre a tecnologia vem acompanhada de uma inovação. E o inverso também é verdadeiro, nem toda inovação depende de tecnologia. Por isso, por que não falar em Inovação Pessoal?

Sim, vamos tirar aquela pessoa que está aí dentro de você, escondida com talentos fabulosos e fazê-la florescer! Quem sabe transformar-se com uma inovação pessoal disruptiva. Já falei aqui nos meus textos que muitas vezes somos anulados pela quantidade de máscaras que utilizamos no nosso dia a dia, máscaras necessárias para manter o famoso status quo.

Estas são as piores armadilhas que podemos ter quando falamos em inovação. Estas máscaras nos tiram o poder de inovar e trazer à tona aquela pessoa brilhante e talentosa que temos dentro de nós e que pode, sim, transformar o mundo. Quem disse que todos os grandes gênios da humanidade sempre foram gênios? Eles erraram muito e só atingiram o que buscavam porque nunca pararam de tentar, mesmo quando tudo mostrava que deveriam parar!

Vejam o que Thomas Edison falou quando da invenção da lâmpada: “eu não falhei, apenas encontrei 10.000 maneiras de não fazer”. Só 10.000! E muitos de nós paramos na primeira tentativa frustrada. Isso é o que penso que temos que fazer com nós mesmos. Ou seja, tentar quantas vezes forem necessárias para acharmos no que somos únicos em termos de talento, criatividade, execução e colaboração.

hora-de-pensar-em-sua-inovacao-pessoal

Imagem: Freepik
Tenho visto muitas pessoas que são supertalentosas em muitas coisas, mas se boicotam por conta de um status quo. Por conta de estarem acomodadas na sua zona de conforto e que, por medo, não conseguem mover sua vida à frente, inovar e com isso criar soluções que podem mudar a vida de milhões de pessoas. Também utilizando a frase de um grande inovador, Albert Einstein disse certa vez: “quem nunca errou, nunca tentou nada novo”. E você ainda tem esperança das coisas acontecerem sem uma grande iniciativa sua? Bom, má noticia, nada irá mudar se você não mudar!

Muitos destes conceitos aprendi com meu amigo pessoal Fábio Aschar em suas aulas de inovação. No mesmo momento que ele falava eu relacionava tudo isso aos seres humanos que estão aí vendo a vida passar sem passar. Eles mesmos, por uma grande inovação. Vamos lá pessoa, INOVE-SE! Não penso que temos que passar por grandes sustos para mudarmos nossa vida e inovarmos, podemos fazer sem tomar grandes sustos!

O próprio Fábio diz: “após enfrentar um grande medo existe um grande risco de se colher grandes resultados”. Fantástico não é mesmo? Por isso eu sou um defensor de que nós seres humanos temos que ser a revolução inovadora que está faltando. O que estamos fazendo até agora é apenas acompanhar as inovações feitas por poucos e deixando a vida nos levar.

Penso que nosso potencial é bem maior que isso, bem maior que ficar apenas esperando a banda passar, e sim fazermos de nós um grande instrumento de inovação para nós mesmos. Eu já estou fazendo a minha parte e você?