É Tempo de Reconstrução

E chegamos a mais um final de ano e com ele todas aquelas vontades de iniciar um ano novo com vida nova. Frase batida e repetida por todos, mas, o que realmente devemos fazer para começar uma vida nova em um ano novo? Já parou para fazer este plano sentado em um local tranquilo, ao invés de fazer isso em um local de festa com efeitos diversos que afetam nossa capacidade cognitiva?

A grande maioria das pessoas pensa que fazer promessas, ir à igreja ou até mesmo levar presentes a Iemanjá são suficientes para ter um ano realmente novo. Estão esquecendo do mais importante: planejar, pensar e colocar no papel o que realmente queremos para o novo ano que se aproxima.

tempo-de-reconstrução Imagem: Freepik

Este mês de dezembro iniciei com posts de livros todos os dias, por 15 dias, no meu Instagram. Livros que irão ajudar as pessoas a, com base em teoria e vivências de grandes autores, fazerem um planejamento que seja mais adequado para seu momento de vida. Um erro muito comum que cometemos é colocar metas muito audaciosas e que às vezes são inexequíveis no prazo determinado. Isso causa uma desmotivação muito grande.

Aproveite o novo ano para reconstruir sua vida!

Não sou muito de ficar dando dicas do que fazer. Até porque não acredito em receitas de bolo e cada pessoa é única com seu mundo e seus obstáculos. Portanto, vou falar o que acho que pode ajudar você a fazer um real planejamento para sua vida e com isso fazer com que os anos que seguem sejam mais produtivos e de realização.

Vamos lá…

Primeiro de tudo, faça seu planejamento de vida pessoal e profissional com se estivesse fazendo um trabalho. Inclua metas e prazos a ser entregue ao seu superior imediato, algo que você será cobrado pelo que colocar. Somente uma coisa, este chefe é você mesmo ok?

Segundo, existem ferramentas incríveis para auxiliar você nesta sua jornada. Uma que gosto muito é o “Amo x Odeio” e o “Canvas Pessoal”, estão são ferramentas muito poderosas para que você consiga identificar e a partir disso planejar seus próximos passos para o ano que se aproxima.

Terceiro, não é porque você colocou tudo no papel que estará estático e preso a isso. Faça revisão quinzenal no que são suas metas e vá revisando uma a uma a todo momento. Sua vida esta em movimento e seu plano tem que acompanhar as mudanças!

Quarto e último, faça acontecer e não tenha medo de tomar decisões. Por mais que elas te pareçam complexas e complicadas e que possam gerar um giro de 180 graus na sua vida, vá em frente em busca do que você realmente quer.

Não deixe escapar o seu tempo de reconstrução!

Fico muito feliz em perceber que as pessoas hoje estão mais preocupadas com seu posicionamento pessoal dentro do contexto de vida e não deixando com que as coisas do dia-a-dia venham e as deixem passageiras da sua própria vida.

Tomar consciência desta necessidade de conduzir sua própria vida o fará mais consciente das ações que devem ser tomadas e, com isso, terá um planejamento mais coeso e factível de ser atingido.

Não deixe seu planejamento para o último dia do ano, faça-o já!