É preciso aprender sempre!

Pode ser algo que você já ouviu milhares de vezes, mas o que trago aqui é um conceito novo. Todos temos que ficar atentos para não sucumbir ao Ego que nos diz, algumas vezes, que já sabemos tudo. O conceito que quero trazer para vocês é o do Learning Agility ou, em uma tradução bem ao pé da letra, “Agilidade em Aprender”.

e-preciso-aprender-sempre Imagem: Freepik

O que isso significa no mundo corporativo de hoje? Precisamos ter a consciência de que não temos capacidade de saber tudo! Com esta consciência temos que estar sempre dispostos e abertos a aprender. Até porque o mundo hoje muda muito rápido e não estar disposto a aprender é, com certeza, ficar para trás.

Vejam o que falam Bennis Waren e Thomas Robert, no livro Geeks & Geezers:

“A habilidade em aprender é uma característica dos seres humanos, a habilidade de aprender continuamente é uma competência essencial para líderes. Quando os líderes perdem esta habilidade, inevitavelmente falham. E quando qualquer um de nós perdemos esta habilidade, estagnamos no tempo e paramos de nos desenvolver”.

 
Com diversas gerações coabitando hoje o ambiente corporativo, se os líderes não atentarem a esta habilidade para si e para seus liderados, todos inevitavelmente irão perder e com isso as empresas também perdem. Todos temos que ter esta atitude humilde de reconhecer que não sabemos tudo. Precisamos ficar sempre atentos a aprender algo novo que venha a somar com nossa bagagem intelectual, emocional e técnica. Só assim cresceremos exponencialmente e começaremos a buscar soluções inovadoras.

Aliado a isso, importante ressaltar que estamos em constante evolução e mudança e com isso temos que aprender sempre (e sempre mesmo!) com nossas novas limitações, as desenvolvendo para não pararmos no tempo. Esta parte do autoconhecimento é algo que precisamos tomar muito cuidado, pois é através deste processo que começamos a integrar nova vida pessoal e profissional, nos levando a uma vida mais feliz e produtiva.

Sempre que falo ou escrevo sobre isso, tento deixar claro que este é o tripé fundamental para o sucesso: Autoconhecimento, Felicidade e Produtividade. Cientificamente comprovado, as pessoas que são felizes produzem 33% a mais que as que não estão felizes realizando seu papel profissional. Além disso, dado este extraído da pesquisa realizada por mim para meu livro, 64,24% dos entrevistados dizem preferir fazer algo diferente do que fazem hoje. Pode ser algo que explique a necessidade permanente em investirmos no nosso autoconhecimento.

O “Learning Agility” irá ajudar os seres humanos a desbravar novas barreiras e elevar o nosso limite de produtividade e inovação, para o mundo que está à nossa frente, com constantes e rápidas mudanças. Não nos resta outra coisa a não ser estar sempre dispostos a aprender com outras pessoas e buscar sempre o desenvolvimento pessoal. Seja uma pessoa “disponível” ao aprendizado!